segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Deus dá vitória ao solitário.

Ser amado (a), ter uma família, ter amigos (as), ser aceito em um grupo de pessoas é uma  necessidade humana tanto quanto respirar o é. Sufocante é viver só. Desde o princípio da criação o Criador fez do homem um ser social, feito para se relacionar. O primeiro e indispensável relacionamento do homem é a sua relação com Deus. Sem essa relação a vida não faz sentido e prova disso é o constante estado de questionamento que vive um homem que não crê em Deus. 
O segundo e indispensável relacionamento do homem é com o seu próximo. E nestes dois pontos de relação se constrói uma humanidade de natureza íntegra. Um homem (no sentido genérico de raça, assim dizendo uma mulher também) pleno (a) com sua mente e corpo sã. 

O amor ao próximo é o cumprimento das exigências de Deus, como está escrito na (carta de Paulo aos Gálatas 5:14) : "Pois toda Lei se resume numa só palavra, a saber: Amaras o teu próximo como a ti mesmo". É confortante sabermos que Deus em sua magnifica existência resume todas as suas leis na qualidade de relacionamento que exercemos com Ele e com o nosso próximo. Confortante porque isso significa que o Senhor quer que estevamos bem, vivendo em paz uns com os outros. É tal a importância dada a um bom relacionamento interpessoal que condenar-se-a aqueles que fazem mal ao seu próximo, não o amando como amam a si mesmos. 
Resumidamente, Deus quer que haja amor sincero, respeito; afeto, consideração e pleno cuidado de uns com os outros.

Chegando a essas pequenas, porém suficientes conclusões chegamos ao ponto que este texto prende tratar. (Livro de Salmos 68:6-10), sob o tema "Deus dá vitória". O rei Davi expressa em forma de hinário a bondade de Deus em si importar e conceder vitória ao homem que vive solitário, dizendo: "Deus faz que o solitário viva em família...". O que logo nos remete à memória do momento em que no Éden Deus observando o homem só, decide lhe conceder uma auxiliadora: Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". (Gênesis 2:18) e concedeu ao homem uma família. Assim montava-se toda uma estrutura de amparo ao homem, Deus o fazia completo em si mesmo e em sua prole. 

Portanto, saibamos que Deus não se contenta com a solidão do homem e que não faz parte de seu plano um viver recluso. Se alguém assim vive clame ao Senhor e Ele responderá trazendo para a vida do que vive assim a companhia que necessita para viver feliz com Deus e com os seus. 

_Tenha uma boa noite e que Deus cuide de seu coração retirando dele todo e qualquer sentimento de reclusão, de carência e solidão. Pôs Deus dá vitória sobre a solidão àquele que confia em seu amor.
Texto por Cleyson Felipe de Oliveira. Administrador e criador deste mesmo blog em que nos falamos. 
Fiquem com Deus e com os seus!
Amém!